Proposta inusitada e particularmente necessária de levar aos municípios da região metropolitana, todo o potencial criativo e artístico do nosso eclético povo. Aproveitando a larga movimentação turística ao longo do ano, para explorar um mercado comum entre os povos da região. A arte sem fronteira e geradora de mercado, emprego e renda, em forma de peças tradicionais, artesanais, digitais e de linguagens e formas plurais de apreciação, com possibilidade de compra pelo público interlocutor.

O Projeto tem no seu DNA, por assim dizer, a riqueza criativa da nossa região com as produções cerâmicas, artesanais, dentre outros tantos objetos produzidos pelos nossos artistas, a exemplo da cerâmica especial produzida pela e com a argila de Dias D’ávila, uma das melhores do país.

Região dos Nobres dos Primórdios Desta Terra:
O próprio poeta explica em sua letra Etnias, a referência da nobreza imperativa predominantemente acentuada nas nossas referencias histórica.

Rincão de Crenças Riquezas e Atrativos:
Aqui se ver de tudo, tudo se cria se imagina e se divulga através dos meios possíveis, tudo que o baiano faz, vive, cria, em rimas ou cantigas, em obras primas.

Berço Plenitude de Raças e Etnias:
A mais eclética das regiões do país, o mais diversificado povo dos continentes, a miscigenação em obra e prova.

Dos Cancioneiros a Rainha Popular:
Quem não ouviu ainda uma canção Bahia, magia aos ventos e aos encantos auditivos nos levando ao apogeu da nossa imaginação?

Do Misticismo do Canto em Oração:
Nossas crenças, nossas rezas, nossa arte, pulsa e reflete além fronteira, trazendo frutos e dividendos, as religiões se englobando num místico único de forca e fé!

De Querer Viver Paixão Lamento Canção dos Fortes:
Aqui tudo é encanto, magia, poesia a essência da paixão enrustida em suas esquinas, em suas morenas em suas referências escravas, que nobres sois na escultura do escultor, na praça do povo desta rica contenda!

Numa Bênção se Faz Cobre Ouro Lapidado na Canção:
No candomblé a fé, o ímpeto de um povo forte e dotado dos principais sentidos, negra raiz que aqui vibra feliz e encanta com seus cantos e louvores os turistas que a cada ano se compromete mais com a nossa alegria.

Referência Sertão Brasil:
Aqui nasceu a nação, os primórdios, os costumes, abriram-se portas, enfrentaram-se as principais batalhas as margens do seu litoral,

BAHIA… Varões:
E o povo cresce e a Bahia cresce…

que Trabalha E Faz Riquezas:
Da sua forca criativa o progresso desponta e nos aponta o rumo a seguir a progredir…

Canta Metrópole Subúrbio:
Atina novamente sua forca peculiar e abrangente, eleva o seu espírito cidadão, a cantar, a louvar, a saldar, a alegria de viver!

Irmanação Ecoa:
Faz valer sua força, sua rima, sua criatividade inigualável

Seu Brado de Paixão:
Gritas, pondera, supera os desafios, os obstáculos, rebusca em teu passado de grandezas, de purezas, das mais nobres das certezas do homem consciência!!!

Faz Nascer das Cinzas:
Se preciso for

a Redenção

Criar na região metropolitana, um mercado comum de arte, onde se possa diuturnamente visitar e estar envolvidos com o que há de melhor na arte contemporânea da nossa região, expositiva, representativa, encenada, cantada, recitada etc.

O CIARME – Circuito de Integração de Arte da Região Metropolitana, teve início em Camaçari na semana de 04 a 11 de março de 2000, no Teatro Magalhães Neto e tinha como pano de fundo, o encerramento do primeiro ciclo do projeto. Uma grande exposição demonstrativa foi instalada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Bahia e No Centro Histórico (Pelourinho). Conseguimos realizar ainda em março daquele ano a Etapa de Candeias, onde a falta de sensibilidade costumeira dos órgãos municipais da época nos inviabilizou o projeto. Dois anos depois nascia a Feira do Pôr do Sol, coincidência ou não a mesma proposta e uma enormidade de recursos, só faltava o essencial… A Alma, crucial, substancialmente importante, para a continuidade, das ideais e sopro para os ideais. A Feira do Pôr do Sol é apenas lembrança, ódio pela exclusão da arte alternativa.

Já o CIARME, continua vivo como idéia e pulsante e esperançoso como ideal. O tempo continuará passando, as nossas necessidades aumentando, e o buraco se aprofundando, onde o estar e o ser, demarcam a escala no inexorável tempo.

O Circuito de Integração de Arte da Região Metropolitana terá em sendo colocado em prática, uma amplitude, que englobará a partir da segunda etapa, praticamente todos os segmentos de arte da região, com predominância para o artesanato, artes plásticas, fontes de negócios, emprego e renda, e, terá, no período de alta estação de fluxo turístico, Stands espalhados por todo litoral norte da Bahia e as principais rodovias de fluxo turístico do Estado.

O Projeto também, na mesma linha dos demais, será submetido aos órgãos competentes e as leis de incentivo, seja a nível de estado seja em nível nacional, assim como também nos editais privados.

As produções artísticas dos nossos artistas, artesãos, fazedores de arte, precisa acontecer e gerar dividendos comuns, o CIARME, é a porta de saída, dos nossos produtos comercializados por preços justos, e, saída deste mesmo produto para o mundo, de onde os dividendos se multiplicaram em pouco tempo.

O CIARME terá um portal de negócios na rede mundial de computadores com acesso amplo dos artistas para que por alí possam fazer circular pelo mundo os seus produtos culturais artísticos.

Your Content Goes Here