TAE + PLURAL

A transformação do projeto TAE – Teatro Ação Educar

O TAE+PLURAL é um projeto ambicioso que visa promover a educação e a cultura nas escolas públicas do estado da Bahia. Esta proposta busca expandir as atividades artísticas, incluindo dança, música, cinema e teatro, oferecendo oportunidades de formação, inclusão social e geração de emprego e renda para jovens e profissionais de diversas áreas artísticas. Através deste projeto, pretendemos não apenas enriquecer a vida cultural das comunidades, mas também preservar e promover o patrimônio cultural brasileiro.

PROJETO CULTURAL: TAE+PLURAL (2023-2025)
1. Dados do Projeto
TAE+PLURAL – TEATRO AÇÃO EDUCAR AMPLIADO E DIVERSIFICADO

O TAE+PLURAL, anteriormente conhecido como TAE – Teatro Ação Educar, é uma iniciativa pioneira da Fundação Cultural Ca&Ba que passará por uma ampliação e diversificação significativas a partir de 2023. O projeto continua sua missão de disseminar conhecimento, valores e cidadania por meio da arte, agora com uma abordagem mais plural, incorporando diversas linguagens artísticas e mudando sua abordagem para atender às demandas dos tempos atuais.

1.1. Contexto
No contexto atual, marcado por desafios educacionais e sociais crescentes, é imperativo inovar na abordagem da educação nas escolas públicas. A violência e o consumo de drogas têm assolado a juventude, colocando em risco não apenas suas vidas, mas também o futuro da sociedade. É nesse cenário que o projeto TAE+PLURAL surge como uma resposta vital.

1.2. Objetivos
O TAE+PLURAL tem como principal objetivo elevar o nível de conhecimento e discernimento dos alunos das escolas públicas da Bahia, utilizando a arte como ferramenta de transformação. Buscamos oferecer atividades artísticas de qualidade, ocupando os estudantes no contra turno das aulas normais, mantendo-os constantemente envolvidos em um processo de aprendizagem rico e multifacetado.

1.3. Justificativa
Ao longo dos anos, o TAE demonstrou sua capacidade de impactar positivamente as comunidades por meio da arte. Em um passado não tão distante, trouxe à tona questões como o tabagismo em “Fumar Praque Violência Porque”. Hoje, enfrentamos uma realidade ainda mais complexa com a proliferação de drogas sintéticas e a criatividade dos criminosos. O TAE+PLURAL se adapta a essa nova realidade, atualizando “Drogas Estou Fora” com informações em tempo real e abordando, com intensidade e sensibilidade, os desafios atuais relacionados às drogas.

1.4. Escopo do Projeto
O TAE+PLURAL busca unir diferentes saberes, promovendo um encontro comum entre pessoas que compartilham o anseio por dias melhores. Não pretendemos ser os salvadores da pátria, mas sim dar um passo significativo em direção ao resgate de pelo menos duas gerações. Nossa abordagem pluridisciplinar, que envolve artes como dança, música, cinema e teatro, servirá como uma fonte de conhecimento e inspiração, desviando a juventude do abismo do crime organizado e das drogas, ao mesmo tempo que enriquece a cultura e o patrimônio brasileiro.

O TAE+PLURAL tem como objetivos principais:

  • Expandir a atuação para todas as escolas públicas do estado da Bahia, oferecendo oficinas e cursos de aperfeiçoamento em diversas linguagens artísticas.
    Incorporar a dança em todas as suas formas e ritmos, promovendo a criação de espetáculos de dança a cada seis meses.
  • Realizar festivais de música anuais, destacando talentos locais e reinterpretando poesias.
  • Explorar o cinema, abordando sua evolução como arte singular desde 1895, e produzir dois festivais de cinema por ano, incluindo curtas e filmes de longa-metragem.
  • Construir estruturas móveis, como tablados de dança, para serem usados em escolas e espaços públicos, como ginásios de esportes e praças.
  • Promover o teatro de rua nas escolas e comunidades, construindo uma estrutura circulatória.
  • Realizar um grande espetáculo anual, unindo todas as linguagens artísticas desenvolvidas no projeto, transformando-o em um musical que, após a temporada, será adaptado para um filme de longa-metragem.

Durante o período de 2023 a 2025, o projeto TAE+PLURAL estabelece as seguintes metas:

  • Ampliar para todas as escolas públicas do estado da Bahia, oferecendo oficinas em dança, música, cinema e teatro.
  • Contratar diversos técnicos, coordenadores, diretores de arte, coreógrafos, cinegrafistas, técnicos em edição, professores em diversas linguagens artísticas, entre outros.
  • Adquirir equipamentos variados para dar suporte às atividades e à circulação dos trabalhos.
  • Construir tablados móveis para dança e estruturas circulatórias para o teatro de rua.
  • Produzir festivais anuais de música e cinema, bem como espetáculos de dança e teatro a cada seis meses.
  • Realizar um grande espetáculo anual que una todas as linguagens artísticas desenvolvidas no projeto.

O TAE+PLURAL é uma resposta aos desafios dos tempos atuais, buscando oferecer uma gama diversificada de oportunidades artísticas para jovens em todo o estado da Bahia. A cultura e a arte desempenham um papel vital na educação, na inclusão social e na promoção da cidadania. Este projeto visa fornecer um espaço para a criatividade florescer e oferecer alternativas positivas para os desafios que a juventude enfrenta.

As oficinas e cursos de aperfeiçoamento serão ministrados por uma equipe diversificada de profissionais das artes, garantindo um aprendizado enriquecedor em várias linguagens artísticas. A construção de estruturas móveis permitirá que as apresentações alcancem escolas e comunidades em toda a Bahia.

Área de Abrangência:
O projeto será implementado em todas as escolas públicas do estado da Bahia, abrangendo diversas comunidades e municípios.

Duração do Projeto:
A fase de ampliação e diversificação do projeto ocorrerá de 2023 a 2025, com a realização contínua de oficinas, festivais e espetáculos ao longo desse período.

Impacto Local:
O TAE+PLURAL terá um impacto significativo na promoção da educação, na inclusão social e na geração de emprego e renda, especialmente para jovens envolvidos na produção e apresentação artística.

Benefícios Sociais:
O projeto beneficiará diretamente a juventude em situação de risco social em todo o estado da Bahia, oferecendo oportunidades de inclusão nas artes e potencialmente gerando renda direta e indiretamente.

Promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro:
O TAE+PLURAL contribuirá para a preservação e promoção do patrimônio cultural brasileiro, permitindo que os jovens explorem e expressem sua identidade cultural por meio da dança, música, cinema e teatro, enquanto abordam questões contemporâneas relevantes.

PROJETO DE AMPLIAÇÃO TAE+PLURAL (2023-2025)

  1. Introdução

O projeto de ampliação do TAE+PLURAL visa expandir e diversificar as atividades culturais e educacionais nas escolas públicas do estado da Bahia. Este projeto abrangerá uma série de pilares e eixos que irão moldar sua implementação. A seguir, apresentamos uma visão geral dos principais elementos deste projeto.

  1. Pilares do Projeto

2.1. Ampliação das Atividades Artísticas nas Escolas

  • Oficinas de Dança: Implementação de oficinas de dança que abrangem várias formas e estilos, com a criação de espetáculos a cada seis meses.
  • Festivais de Música: Realização de festivais anuais de música para destacar talentos locais e reinterpretar poesias.
  • Festivais de Cinema: Produção de dois festivais de cinema por ano, incluindo curtas-metragens e um longa-metragem que será adaptado a partir do grande espetáculo anual.
  • Teatro de Rua: Promoção do teatro de rua em escolas e comunidades, com a construção de estruturas circulatórias.
  • Espetáculo Anual Multidisciplinar: Criação de um grande espetáculo anual que une todas as linguagens artísticas desenvolvidas no projeto.

2.2. Inclusão de Novos Profissionais e Técnicos

  • Contratação de Profissionais: Contratação de técnicos, coordenadores, diretores de arte, coreógrafos, cinegrafistas, técnicos em edição, professores em diversas linguagens artísticas, entre outros, de acordo com a legislação estadual vigente.
  • Formação e Capacitação: Realização de programas de formação e capacitação para a equipe contratada, garantindo que todos estejam preparados para desempenhar suas funções de maneira eficaz.

2.3. Equipamentos e Infraestrutura

  • Aquisição de Equipamentos: Aquisição de equipamentos necessários para dar suporte às atividades, incluindo equipamentos de captação de imagens, reprodução de filmes, instrumentos musicais, estruturas de palco móveis, entre outros.
  • Infraestrutura Móvel: Construção de tablados móveis para dança, que podem ser transportados entre escolas e utilizados em espaços públicos, como ginásios de esportes e praças.
  1. Eixos do Projeto

3.1. Expansão para Todas as Escolas Públicas

  • O projeto será implementado em todas as escolas públicas do estado da Bahia, abrangendo diversas comunidades e municípios, garantindo uma ampla disseminação das atividades artísticas.

3.2. Calendário de Atividades e Eventos

  • O projeto seguirá um calendário anual que inclui oficinas regulares, festivais de música e cinema, apresentações de teatro de rua e o grande espetáculo multidisciplinar anual.
  1. Estimativa de Custos

A estimativa de custos para a implementação deste projeto será elaborada de acordo com a legislação estadual vigente e as diretrizes do financiamento público. Os custos incluirão despesas com pessoal, equipamentos, materiais, logística e outros gastos relacionados às atividades e eventos planejados.

  1. Lista de Equipamentos

A lista de equipamentos necessários para o projeto incluirá:

  • Equipamentos de captação de imagens e áudio para produção de filmes e documentários.
  • Equipamentos de reprodução de filmes em diferentes formatos.
  • Instrumentos musicais para os festivais de música.
  • Estruturas de palco móveis para dança.
  • Equipamentos de iluminação e som para apresentações teatrais.
  • Computadores e software de edição de vídeo e áudio.
  • Outros equipamentos específicos para cada linguagem artística envolvida.
  1. Conclusão

O projeto de ampliação do TAE+PLURAL visa enriquecer a educação e a cultura nas escolas públicas da Bahia, oferecendo uma gama diversificada de atividades artísticas. Com a inclusão de novos profissionais, a aquisição de equipamentos adequados e a expansão para todas as escolas, acreditamos que este projeto terá um impacto positivo significativo na promoção da educação, na inclusão social e na geração de emprego e renda, ao mesmo tempo em que preserva e promove o patrimônio cultural brasileiro. A estimativa de custos e os detalhes específicos serão elaborados de acordo com as regulamentações estaduais aplicáveis.

ORGANOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO TAE+PLURAL (2023-2025)

O projeto TAE+PLURAL abrange diversas atividades culturais e educacionais que serão realizadas ao longo de sua vigência, de novembro de 2023 a dezembro de 2025. Abaixo está o organograma geral que descreve a sequência de eventos e atividades planejadas, incluindo uma projeção estimada de valores alocados.

Fase 1: Preparação (Novembro 2023 – Fevereiro 2024)

  1. Contratação de Profissionais e Técnicos
    • Contratação de coordenadores, diretores de arte, coreógrafos, cinegrafistas, técnicos em edição, professores em diversas linguagens artísticas, etc.
    • Formação e capacitação da equipe.
  2. Aquisição de Equipamentos
    • Compra de equipamentos de captação de imagens, reprodução de filmes, instrumentos musicais, equipamentos de iluminação e som, etc.
  3. Construção de Infraestrutura Móvel
    • Fabricação de tablados móveis para dança.
    • Construção das estruturas circulatórias para o teatro de rua.

Fase 2: Oficinas e Cursos (Março 2024 – Setembro 2025)

  1. Oficinas e Cursos em Escolas
    • Oficinas regulares em dança, música, cinema e teatro, realizadas em escolas públicas.
    • Professores e técnicos especializados ministram as aulas.
  2. Ensaios e Preparações
    • Preparação para festivais de música, festivais de cinema, espetáculos de dança e teatro.
  3. Intervenções Extra Classe
    • Intervenções em espaços abertos, ruas e guetos, com uso de equipamentos de sonorização.
    • Transporte de equipe e artistas para as intervenções.

Fase 3: Eventos e Espetáculos (Outubro 2025 – Dezembro 2025)

  1. Festivais de Música (Outubro 2025)
    • Apresentações dos participantes dos cursos de música.
    • Reinterpretação de poesias em formato musical.
  2. Festivais de Cinema (Novembro 2025)
    • Exibição de curtas-metragens produzidos durante os cursos.
    • Exibição do longa-metragem adaptado do grande espetáculo anual.
  3. Espetáculos de Dança (Novembro 2025)
    • Apresentações dos espetáculos de dança criados ao longo do projeto.
  4. Teatro de Rua (Dezembro 2025)
    • Apresentações do teatro de rua nas escolas e comunidades.
  5. Grande Espetáculo Multidisciplinar (Dezembro 2025)
    • Apresentação do espetáculo anual que une todas as linguagens artísticas desenvolvidas no projeto.

Projeção Estimada de Valores Alocados (Novembro 2023 – Dezembro 2025)

Os valores alocados serão estimados com base na legislação estadual vigente e nos custos associados a cada fase do projeto, incluindo pessoal, equipamentos, materiais, logística e outras despesas. Esses valores serão detalhados em uma planilha financeira específica de acordo com as regulamentações aplicáveis.

Nota: Os valores específicos não foram fornecidos, pois serão elaborados em conformidade com as diretrizes legais e regulamentações vigentes na Bahia.

O (TAE) Teatro Ação Educar, foi implantado em Camaçari, em 1998, quando da seleção de uma obra cênica (PRO DIA NESCER FELIZ) para ilustrar o projeto PROQUALIT, em parceria com a Johns Hopkins University, dos EUA.

Voltado prioritariamente para resgate da cidadania e disseminação de conhecimentos, tendo como base às escolas públicas, o projeto consiste basicamente em abordagem de temas de interesse social e de caráter público.

Na forma de espetáculos em linguagens lúdica, na forma de arte educativa, inclusiva, voltadas para as comunidades estudantis e sociedade como um todo. Foram e são ao longo dos anos, vários temas abordados e encenados de maneira interativa, chamando à atenção da sociedade para os principais problemas sociais, com concepção plenamente amparada em estudos técnicos e nominativos de ressonância na mídia e na sociedade, tais como: a AIDS e as (Dsts), os Vícios de maneira geral representada pelas drogas, incluindo as socialmente liberadas, como o Tabaco, A cachaça etc.… O foco será sempre diminuir as desigualdades sociais, criando um caminho de oportunidade para o jovem em situação de risco social e miserabilidade, de modo que são estes a função maior do TAE. O projeto tem como objetivo permanente, a retirada da juventude da situação de exclusão, e de vulnerabilidade em detrimento dos muitos problemas sociais e pelo aumento exagerado do crime organizado em praticamente todos os recantos do estado e do país… Entendendo a arte e a educação, aliados em práticas de atividades esportivas, sociais, ambientais, como única forma de diminuirmos as gritantes diferenças que refletem sobretudo, na exacerbação da violência em todos os níveis e esferas da sociedade, O TAE, busca parcerias ao longo dos anos, para atingir um patamar mínimo pleiteado como meta de gestão para cada exercício social (Janeiro a Dezembro) de cada ano, do SALVAMENTO, ainda que simbólico e momentâneo de 250 jovens por ano, inserindo-os a uma carreira e a uma profissão, distanciando-os da situação de vulnerabilidade em que se encontram…. Desde sua implantação em 1998, o projeto TAE, foi por si só, o grande responsável pelos principais acontecimentos de arte e lazer nas escolas de Camaçari, e em outras regiões, beneficiando diretamente com abordagem teatrais e de dança, mais de 60.000 (sessenta mil) alunos das escolas públicas, da pré-escola, ao nível superior, inserindo arte e educação, mesmo a contragosto dos maus políticos, em todos os colégios da grande Camaçari. As muitas manifestações de apoio, dos alunos, professores, diretores, comunidades envolvidas onde estivemos com algum tema em cartaz, foi o ponto mais significante e dignificante do nosso trabalho, que continua acontecendo muitas vezes por nossa conta e custo, outras apoiadas por empresas parceiras, órgãos e entidades congêneres na maioria fora dos limites de Camaçari. É importante salientar e frisar, que de um total de 56 escolas na sede e 10 nos distritos visitamos todas entre 1998 e 2002, números impressionantes, principalmente se levarmos em conta, que todo o trabalho foi feito sem nenhum investimento do poder público a não ser a liberação das escolas e raras parcerias com autarquias e órgãos como POLICIA MILITAR, DETRAN, C MARA DE VEREADORES E PRINCIPALMENTE EMPRESAS PRIVADAS COMO A BRASKEM.

A Violência Sexual Infanto Juvenil, os Crimes Cibernéticos, desde 2000, ilustram nossos trabalhos, com abordagens reais, o que certamente viria de encontro a BARBARIE por que passamos e somos obrigados a conviver diariamente, com mais de 80 casos de abuso sexual a criança registrada por dia, em nosso estado. CUIDANDO DO FUTURO DO BRASIL, é uma obra teatral e de multimídia, de responsabilidade de todos os órgãos e secretarias, do município e do estado, para que tentemos pelo menos fazer a nossa parte, contribuindo sobremaneira para a diminuição deste massacre social.
PAZ NO TR NSITO então, quando fora implantado em Camaçari em 2002, na semana do trânsito, responsável por uma verdadeira revolução na escolas públicas e nas comunidades, com as versões das apresentações da obra teatral, nas escolas, nas comunidades, nos bares e locais de movimentação pública e principalmente pelas intervenções nas sinaleiras, praças e ruas… Porque será então que não pudemos continuar com um trabalho tão nobre e de resultados tão eloquentes!?Conheça a abra (texto) e tire suas conclusões…
TEMAS E DESAFIOS DO PROJETO TAE
Ao longo da última década, foram vários os temas transformados em espetáculos e apresentados quase que diariamente, em escolas, espaços alternativos, praças, eventos de toda natureza, até 2005. Alguns temas, tornaram-se programas obrigatórios nas escolas e até em empresas: Mulher é pra se Cuidar, Pro dia Nascer Feliz, Cloro não Sei Viver sem Você, Fumar Pra quê Violência Porque, Rompendo as Algemas do silêncio – Drogas tô fora, Filomena ecologicamente perfeita, Falha na comunicação, Paz no Trânsito, Todos Contra a Dengue, Sem lixo é o bicho, Água boa de Beber, Cidadania, dentre outros. Foram alguns dos espetáculos assistidos por todos os colégios de Camaçari e contratados por empresas do setor público e privado, como OPP/ TRIKEM (Braskem), Johns Hopkins University/ SEAS, Rede Bompreço etc. Introduzindo de vez, a arte teatral nas escolas e empresas do município de Camaçari, fazendo com que vários jovens descobrissem no teatro, uma fonte de renda. Conseguimos ainda assim, atingir o objetivo principal do projeto que era colocar o jovem num possível mercado de trabalho dando ocupação e opção de escolha, hoje podemos afirmar que contribuímos e muito para assegurar ao jovem um outro patamar de escolha, inclusive, com profissionalização de muitos atores e atrizes, junto ao SATED – BA Neste sentido é fácil imaginar o tamanho do benefício que o projeto alcançaria apenas com a estruturação de um dos nossos equipamentos de transformação o “Expresso da Cultural” como chamamos… Um ônibus (usado) dotado de equipamentos fundamentais, para execução do Invasão Cultural, que tem como objetivo tornar as ações do TAE, ao alcance dos quase três Milhões de Habitantes da região metropolitana. Estaremos seguramente com este pequeno investimento resolvendo diversos problemas relacionados as drogas e ao crime organizado, a violência doméstica e infanto-juvenil a pedofilia e outros males que afligem a sociedade moderna e refém! Sem contar os benefícios indiretos para outros grupos congêneres que terão no projeto, fonte de renda e oportunidade de mostrarem seus trabalhos para diversos públicos…. O EXPRESSO CULTURAL (Invasão Cultural) se locupletar em suas ações aos domingos e consiste numa invasão surpresa, a uma das muitas comunidades problemáticas da nossa região, onde todos terão acesso a diversas apresentações artísticas e cidadãs!

DADOS DE RELEVÂNCIA DO PROJETO
Em 2003 e 2004, diante do total falta de apoio dos órgãos de Educação e Cultura do município, de Camaçari, por questões esdrúxulas, tivemos que adentrar com todo gás num outro município, ficando apenas ações espasmódica contratadas pela BRASKEM, única forma de ter acesso às escolas de Camaçari. Deste modo, os municípios vizinhos de Dias D’ávila e Mata de São João foram os principais beneficiados com espetáculos como DROGAS ESTOU FORA e PRO DIA NASCER FELIZ… Em Mata de São João por exemplo, trabalhamos durante os meses de junho a dezembro de 2004, levando educação, informação e entretenimento para mais 30 mil alunos da rede pública municipal e estadual., apresentado diariamente em duas escolas manhã e tarde.
JUSTIFICANDO O PETITÓRIO
O TAE – Teatro Ação Educar, é uma ferramenta sem presidente e de extrema importância para diminuição dos índices alarmantes e crescentes de Violência de Miserabilidade Social, atuando como BÁLSAMO, numa especialidade refém do crime organizado e bombardeados pela mídia dominadora e acesso fácil aos dissabores dos novos tempos. A consciência proativa e a falta de coesão nos lares, vem provocando por consequência um descalabro desajuste, numa camada da sociedade que serão por certo, nossos sucessores. è por isto que iniciativas como o TAE, deveriam ser tratadas como regra, dos três poderes: (Executivo, Legislativo e Judiciário), no sentido de estender suas ações a todos os recantos e bolsões de miséria, onde centenas de jovens são massacrados mensalmente, minando a base da sociedade e extinguindo a justiça com ausência total de ações governamental, essencialmente asseguradas pela Carta Magna.
Em 2005, com a vitória de uma outra facção política comprometida com a formação humana, da qual a compartilhamos estatutariamente por alinhamento de ideais, tudo passaria a ser visto com outros olhos, bons olhos eu diria, porém a pratica e o passar inexorável do tempo vem revelando o contrário. E os olhos promissores, que almejavam e vislumbravam um futuro melhor em 2005, suplantou-se diante da cegueira política dos poderes… O incessante desvendar de caminhos menos tortuosos, com mais coerência e afinco dos órgãos de cultura e de educação em especial, sucumbiram diante da arrogância e da falta de raciocínio lógico e coletivo, onde o tempo, transformou-se em arma letal, para muitos jovens, que tombaram, mortos, nas nossas favelas, nos nossos bairros e distritos, nos nossos lares, nas nossas escolas, nas vias públicas, invadidos pela falta de opção de escolha e imposição do mal, representado pelo crime organizado, pelo consumo de drogas, pelo crack, pela prostituição infantil pelas milhares de adolescentes gravidas e jogadas ao léu… A INTERVENÇAO dos órgãos competentes, de Camaçari, da OUVIDORIA, do Ministério Público, da Câmara de Vereadores, torna-se algo inadiável, até mesmo para que possamos recomeçar esta nova etapa de desafios infindos, e de necessidades extremas. O projeto em tela, não é e nem pretende ser a salvação de um problema que se alastra por todos os recantos do país, mas é sim, um grande modelo de iniciativa, que coloca, que escancara para a sociedade possibilidades diferenciadas em especial para a juventude, vulnerável e em permanente risco. De nossa parte, mais uma vez, estaremos encaminhando a todos os órgãos municipais, que funcione no município, links, com as principais obras do projeto, para que sejam feitas modificações pertinentes e para que busquemos juntos, FIRMARMOS PARCERIAS, para minimizar este estado de coisas, para isto, dispensamos todos os direitos autorais da obras teatrais na forma de espetáculos, colocando-as, à disposição dos órgãos públicos municipal e estadual, são eles: PAZ NO TR NSITO, DROGAS ESTOU FORA, PRO DIA NASCER FELIZ, FILOMENA CONTRA A DENGUE, ÁGUA BOA DE BEBER, CUIDANDO DO FUTURO DO BRASIL, CAMAÇARI DE ABRANTES AMÉM, FUMAR PRA QUÊ VIOLÊNCIA PORQUÊ?