APRESENTAÇÃO
” A arte pede passagem, de fato pede passagem, a todos cabe a coragem, da ideia multiplicar, onde a nossa arte exposta, na rua pro povo vê, se transforma em plenitude, querer, poder e fazer”
Assim entendemos a arte livre, nascida e apresentada do povo para o povo, sem as mazelas do mercantilismo como regra de realização, a arte dita, escrita, descrita, exibida, manifestada, precisa estar liberta, de qualquer vício que não seja, “a liberdade de expressão”.
O Primeiro Festival Livre de Arte de Rua (Flar) – nasceu de um conceito lógico e plenamente vivido na pratica, pelos idealizadores, e que tem como foco, trazer os atuadores da arte livre, para um encontro urgente, onde possamos todos de forma livre, construir uma pauta cultural para os mortais da arte; os valores reais da nossa arte raiz, histórica, se encontram “soterrados” pela avidez de um mercado que começa a perder a sua face, sendo otimista, e por suas caraterísticas meramente mercantil, acaba sendo um enorme enclave, para aqueles que nasceram com determinados talentos, ou adquiriram ao longo da sua jornada, livre, que se veem neste momento, ou já, há muito tempo, excluídos de qualquer chance, de poderem estes e pelos seus feitos criativos, externar suas qualidades criativas, livres, para quem de verdade a arte deve ser externada. Todos!
O projeto se propõe em realizar um festival multifacetário, contando com as forças culturais plurais, de início, advindas de alguns municípios da Bahia, que receberão através das instituições e movimentos culturais livres, a proposta do projeto, que não evolverá distribuição de premiação em espécie, mais sim, de conhecimentos sobre a livre escolha de ser um agente cultural, respeitando o verdadeiro espírito do criador.
O projeto acontecerá entre os dias 22 e 29 de junho de 2025, aproveitando a estrutura construída e implementada, para os festejos de São João, nos municípios vizinhos, no caso de Dias D’ávila – São Pedro, eventos estes, que já não apresentam características de preservação e de disseminação deste evento secular, em homenagens aos santos do mês em questão; não que o temos do projeto em tela seja os Santos Juninos, mas certamente, teremos uma boa pauta de discussão que abrangerá a muitos.
Pretende-se, nestes 08 (oito) dias, trazer através do conhecimento dos idealizadores, e colocar à disposição da comunidade, das escolas e dos tradicionais festejos listados acima, incluindo as empresas do grande complexo petroquímico e de serviço, como lojas, grandes redes de serviços, etc., uma vasta programação junina de origem, com diversas bandas de pife, trios pé serra, grupos de reisados, de cantorias, de teatro de rua, de dança tradicional, de quadrilhas juninas etc., todos estarão alojados numa das escolas do município de Dias D’ávila, a disposição dos municípios, organismos e da programação do festival que terá seus palcos de manifestações prioritariamente nas ruas e nas estruturas montadas para o mês junino.
Os espaços das empresas e das escolas públicas, serão amplamente utilizados desde que aja a manifestação de interesse por parte das suas diretorias, e, na Câmara de Vereadores, onde acontecerão a abertura e o encerramento legal do evento, que será levado a efeito pela plenária da Câmara de Vereadores em cada município que aderir a proposta.
A grade do projeto será formada por atrações de diversos municípios do estado, assegurados a estes, os limites suportados pelos possíveis patrocinadores, onde se pretende ter o Estádio Municipal de Dias D’ávila como alojamento, e arena provisória, para o Maior Concurso de Quadrilha Junina da Região, evento especificamente estruturado de forma a parte, já que neste caso envolverá premiações exclusivas por parte dos potenciais patrocinadores, o evento não terá vinculo com a FEBAQ, por questões lógicas, a discordância dos instituidores do projeto com as regras da referida Federação de Classe.
No Estádio de Futebol, local, será montada nos vestiários e salas, os alojamentos dos grupos dividindo-se as acomodações com cortinas moveis, onde todos possam tomar o café da manhã juntos, almoçar e jantar da mesma forma, construindo uma rede de distribuição de saberes através das oficinas de “libertação” não estamos falando de religiões que fique claro, mas de libertação de amarras e vendas, que cegam de forma deliberada os nossos fazedores de arte. As oficinas serão ministradas por voluntários dos diversos municípios, sem sectarismo.
Importante frisar que além da estrutura de dormitórios do Estádio, preventivamente serão ainda, agendadas algumas escolas, para abrigar os grupos de artistas, permitindo-se pela direção a utilização da estrutura da cozinha, para preparo das refeições, por “voluntários”, onde os alimentos perecíveis que serão utilizados vão ser arrecadados nos muitos eventos promovidos pelos organizadores, nos municípios que aderirem a proposta.
Seja no Estádio, seja numa das escolas municipais, ou na estadual, será instalada a “praça de alimentação,” onde serão preparadas e servidas as 03 refeições principais, (café, almoço e janta), além dos lanches que serão serviços durante as intervenções diárias nos espaços já descritos acima. De modo que cada grupo e cada artista, independente do município ao qual pertença, terá assegurado a alimentação e a hospedagem, bem como de ter posse de todo conteúdo do evento que poderá ser adquirido de forma livre, desde que obedecida as regras do projeto e preservados os direitos individuais, e autorais.
O projeto desenvolverá ainda, um concurso municipal provisoriamente intitulado de Meu Bairro é Um Espetáculo, que terá como meta, incentivar a população dos bairros em Decorarem o seu Reduto habitacional, também conhecido como comunidade, com o tema Junino, premiando aquele que melhor preencher a regra do concurso, que terá sua premiação pelo representante municipal anunciada no principal palco do evento; que, além do fator visual, analisará também o fator comportamental e conhecimento da questão, sendo que o tema será voltado a proposta que possa desenvolver a cultura de paz nas comunidades, regra principal para diminuição da violência; as cinco melhores decorações, receberão a programação do evento dentro do período que compõe o festival além de um prêmio simbólico discutido na comunidade e que sirva de utilidade para todos os moradores; a criação e legalização de uma associação, ou cooperativa. por exemplo, é um dos prêmios, um centro de coleta seletiva também…
Da Programação (Previsão)
A programação do projeto será distribuída entre os dias 22 e 29 de junho de 2025, sendo que no dia 22, acontecerá a grande abertura na Câmara de Vereadores, onde, já depois da abertura da praça dos três poderes, sairá um cortejo performático em direção ao Estádio Municipal, no trajeto, serão apresentadas algumas performances de rua e de circo, bandas de pife, bem como de um grupo de cantoria que puxará o carro de som. Performance Especial na Praça ACM…
Alguns grupos de manifestação que serão convidados:
- Lindro Amor – São Francisco do Conde
- Os Cãos – Jacobina
- Grupo Cultural de Várzea da Roça- Várzea da Roça
- Grupo Cultural de Miguel Calmon
- Grupo Cultural de Itaberaba – Itaberaba
- Grupo Cultural de Utinga – Utinga
- Zambiaponga Mirim – Nilo Peçanha
- Banda de Pife – Ribeira do Pombal
- Teatro da Solidão Solidária – Camaçari
- Bando de Padim Vô – Camaçari
- Mestre Bule Bule – Camaçari
- Resistência – Camaçari
- Grupos de Tradições da Grande Camaçari – Camaçari
- Isarte – Pernas de Pau e Performances – Salvador/ Litoral Norte
- Reisados – Ribeira do Pombal / Banzaê
- Grupo de Tradições de Paulo Afonso – Paulo Afonso
- Pedra no Sapato – Juazeiro
- Escrisocênicos – Morro do Chapéu
- Artur Oliveira – Bonecões e Pernas de Pau
- Trupe Vida Arte – Dias D’ávila
- Estrelas do Amanhã – Dias D’ávila
- DiasDança Company – Dias D’ávila
- Residência das Artes – Dias D’ávila
- Sambadeiras da Biribeira – Dias D’ávila
- Circo e Performance – Dias D’ávila
- Caeba Velho – Camaçari
- Grupo Cultural Matense – Mata de São João
- Grupo Cultural – Pojuca
- Grupo Cultural – São Sebastião do Passé
- Grupo Cultural da Ilha – Itaparica
- Outros Grupos Culturais – Grande Bahia
ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DO PRÉ-PROJETO
Prévia e síntese do regulamento
Os organizadores do festival, percorrerão a maioria dos municípios, mantendo o primeiro contato com os grupos, entregando o regulamento do festival também e principalmente, nas Secretarias e/ou Coordenações de Cultura dos Municípios, para que estes, possam apresentar suas propostas em tempo para a seleção, que ocorrerá entre os dias 30 e 31 de maio de 2025, onde serão selecionadas 50 manifestações; as manifestações selecionadas, terá o alojamento e centro de gestão na cidade de Dias D’ávila, de onde serão distribuídas entres os municípios que aderirem a proposta; pondera-se que o seguimento Quadrilha Junina, assim como os grupos culturais, se enquadram como uma atração, já que cada um destes segmentos pode abrigar dezenas de componentes; devendo ficar claro também que ideia de pluralizar o evento levará em conta o tipo de manifestação, de modo que quanto mais tradicional, mais chance de participar e fazer parte da programação, que não exclui de forma alguma as inéditas; os grupos selecionados assim como as secretarias de cada Município, serão informadas da seleção na Câmara de Vereadores, com prazo para confirmação da presença e direito a fala, até o dia 05 de junho de 2025.
DA PROGAMAÇÃO PREVISTA
A programação, que em tese seria a definitiva, circulará nos meios publicitários a partir do dia 10 de junho de 2025 e até o dia 31, sendo que já a partir do dia 01 de julho de 2025, circulará as peças publicitárias pelos diversos formatos, inclusive no portal do evento, prestando conta de tudo o que houve no evento, exibindo todas as atrações, destacando as melhores atrações que forem premiadas; as peças de divulgação na forma de Outdoors, serão distribuídas na região metropolitana, sendo 2 peças na BR 324, duas peças na Via Parafuso, 02 peças na estrada do coco, 01 peça no CIA, 02 peças na grande Camaçari, 01 peça na 093 entre Mata de São João e Pojuca, 1 peça entre Pojuca e São Sebastião do Passé, 05 peças na Grande Dias D’ávila, incluindo o acesso a orla pela vida de ligação, além de um painel permanente, que ficará instalado na Praça ACM, assim que seja o projeto aprovado e que seja evidentemente captado algum recurso para o telão fixo; as peças televisivas (spots), terão duração de no máximo 30 (trinta) segundos, serão distribuídos em mídia única nas TVS abertas, mediante cota contratada na forma de comercial e através dos canais de divulgação cultural em cada uma delas, TV Bahia, TV Aratu, TV Itapoá, TV Educadora, TV Salvador, TV Bandeirantes, dentre outras, e, as TVS a cabo do Município de Camaçari, com prioridade para a TV Metropolitana; as peças Radiofônicas (spot) de 30 (trinta) segundos, serão distribuídas comercialmente nas principais emissoras do estado com recepção na região, sendo elas, Globo FM, A Tarde FM, Educadora FM, Líder FM, Sucesso FM, Sauipe FM, Camaçari FM, 93 FM, Dias D’ávila, Rádios Comunitárias e Rádios Web, com destaque pela Rádio Web Alfa, Local e nos serviços alternativos da Praça de Dias D’ávila e da feira de Camaçari e de outros municípios; peças auditivas (spot) para carros de som, serão contratadas cerca de 50 (cinquenta) horas de carro de som, mais as horas conseguidas através de parcerias com os Municípios envolvidos, já que sete dispõe de tal equipamento, com enfoque na chamada do evento, na seleção e a programação do evento, seno o principal objeto das chamadas, destacando-se, em todos os patrocinadores e apoiadores; peças de publicidade na rede mundial de computadores, contendo as principais informações do evento, regulamentos e programas, bem como os links especiais diretos com os realizadores, com consulta interativa a partir do dia 31 de maio de 2025, terão lugar nos sites: www.caeba.com.br, www.oxente.art.br, www.observadorindependente.com, www.flir.com, além dos canais nas redes socias, Facebook / Instagram / X, dentre outras; peças de Divulgação Impressa, Jornal Oxente / Jornal da Metrópole (previsão): estas peças merecem destaque especial, por tratarem-se de jornais impresso em configuração e formatos leves ambos com mais de 30 páginas, que serão nutridas de informações culturais e ecológicas e que estará exibindo nas duas edições que antecedem o evento e na edição superespecial após o evento, com tiragem também especial de cerca de 50.000 (cinquenta mil) exemplares, trazendo tudo o que aconteceu no evento além do perfil de cada grupo inscrito, e claro, nas duas primeiras edições antes do evento trará o regulamento e a chamada do festival nas edições do dia 01 de maio de 2025 do dia 01 de julho de 2025, ao todo serão 200 mil (duzentos mil) exemplares dos Jornais distribuídos gratuitamente em todos os municípios da Bahia, com plataforma de livre acesso na rede mundial de computadores; peças de Divulgação Impressa Cartaz A3: serão confeccionados 500 cartazes formatos A3 ou congênere, que serão distribuídos previamente nos Municípios da Bahia que serão visitados pela coordenação do evento, entre os meses de abril e maio de 2025. A inscrição se dará exclusivamente pela internet através dos sites oficiais; peças escritas impressa formato programa A3 / congênere. 2.000 (dois mil) programas, serão confeccionados, impressos e distribuídos na grande Dias D’ávila e região, além da distribuição entre os grupos selecionados durante o evento, entre os dias 22 e 29 de junho de 2025; Peças Escritas Faixas e Banners: serão impressas e distribuídas 50 (cinquenta), Banners, e 100 (cem), faixas, entre os dias 15 e 30 de junho de 2025, sendo que Dias D’ávila, ficará com a maioria das peças, no entanto, os municípios de Camaçari, Mata de São João, Pojuca, Lauro de Freitas, Candeias e São Francisco do Conde, receberão cada uma, 02 faixas e 02 Banners cada; Peças especiais do festival (opcional):
A organização do festival estará disponibilizando algumas peças publicitárias que poderão ser adquiridas mediante o pagamento por parte dos interessados, dos valores referentes ao custo, sem auferir qualquer tipo de lucro, são elas. “Camisa Especial do Evento”, em diversos formatos e materiais que estará à disposição das pessoas que quiserem adquirir e que serão confeccionados mediante escolha in-loco, uma vez que estará sendo disponibilizado um laboratório de impressão em tecido, inclusive, uma oficina de costura para os ajustes das peças no local. Esta oficina de confecção de camisas e de peças artesanais será organizada e gerenciada pela ONG Projeto Vida e outras por ventura cadastrada.
A PROPOSTA
De posse do conhecimento adequado e capacitado ao logo dos anos e da história das artes na região, os proponentes pela Instituição Credenciada, veem apresentar, esta proposta que não inusitada, porém extremamente urgente e de suma importância para o desvendar dos mistérios que tem deixado de possibilitar aos artistas e as suas artes, de estarem onde deve estar, no meio do povo; para a realização do Festival Livre de Rua (FLIR), evento que acontecerá entre os dias 22 e 29 de junho de cada ano, começando no ano que vem, 2025, que terá como alojamento principal e centro de destruição da programação, o município de Dias D’ávila, a equipe de coordenação. aplicará toda uma gama de conhecimento entre os muitos fazedores de arte do nosso estado, tendo como argumento a experiência adquirida e o respeito que exerce com grupos de várias linguagens de todo o estado; de posse do projeto em formatos acessíveis e uma cópia impressa, a coordenação pretende visitar vários municípios, onde priorizará os municípios já relatados da pretensa programação acima, onde apontará foco em organizar previamente uma palestra em local agendado com antecedência, pelos representantes de cada município, não só para apresentar o projeto, como e principalmente, para angariar parcerias, seja para as manifestações, seja para as falas e oficinas, determinantes para o sucesso do evento.
DA IMPORTÂNCIA DA PROPOSTA
Esta iniciativa, sem margem a dúvida, será de importância ímpar para a cultura baiana e especialmente para a cultura da nossa região metropolitana, rica por si só, pela sua história, pelas suas tradições e manifestações culturais, quase todas seculares, que estão sendo deixadas de lado, ou estão sucumbindo, pelos mecanismos perversos da mídia nefasta que apenas doutrina as pessoas e levam os artistas e fazedores de arte, para um lamaçal sem volta; A estimativa do evento primeiro, é de atrair durante os oito dias e no após, um público superior a 10 mil pessoas dia, entre os diversos programas distribuídos durante o nos municípios da região, entre as 09:00hs e as 22:00hs dos dias 22 ao dia 29 de junho de 2025, atraindo para a região, não só a distribuição de saberes e de lazer de qualidade, como ainda a movimentação físico/financeira de pessoas de do mercado como um todo.
CONSIDERAÇÕES ATINENTES
Para que este evento possa acontecer, idealiza-se e planeja-se, uma estrutura capaz de bem atender os grupos selecionados, com O suporte dos artistas individuais ou dos grupos selecionados, alimentação e hospedagem coletiva, porém digna, bem assim, assegura ao público que assistirá aos espetáculos, nos mais variados espaços, a possibilidade de interação, o que ocorrerá na medida do possível, depois das performances, tendo em conta os espaços onde ocorra.
Também merece destaque, a pretensão de levar parte das atrações, de acordo com o acerto do transporte e suporte alimentar, para o Centro de Convenções no evento tradicional do Estado, e, para o Pelourinho, sob a organização da Prefeitura de Salvador, com um programa repleto de atrações, as quais, não tenham sido inseridas ou contempladas das grades programáticas das duas sugestões.
Nesta proposta estaremos detalhando abaixo os temas, abordando as atuações de cada setor; Procurou-se através da organização, adotar a máxima da extensão fotográfica, com o mínimo de textos possíveis, já que é desnecessário neste momento de utilização de imagens, não cabendo por hora os grandes prolongamentos escritos; O que vale dizer, que a partir do entendimento da proposta por quem de direito e pelos envolvidos diretos, as comunicações referenciais acontecerão de forma ilustrativa, para o entendimento rápido e lógico, adquirido pelo conteúdo em tela.
DETALHAMENTO
- * O PROJETO
2.0 * A ESTRUTURA DE ALOJAMENTOS E ALIMENTAÇÃO
- * MÍDIAS INICIAIS
4.0 * ABERTURA DO EVENTO – (CÂMARA DE VEEREADORES)
5.0 * ESTRUTURAS DE APOIO DAS APRESENTAÇÕES
6.0 * DISTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS
7.0 * DESLOCAMENTO PARA OUTROS MUNICIPIOS
8.0 * DESLOCAMENTO PARA A CAPITAL (OPCIONAL)
9.0 * ENCERRAMENTO
10.0 * MIDIAS FIANAIS (PRESTAÇÃO DE CONTAS)
O PROJETO
Regras / Regulamento
O projeto Festival Livre de Arte de Rua ( Flar), será organizado dentro de uma perspectiva fática, onde o compromisso com os grupos participantes e os parceiros municipais aos quais pertencem os grupos selecionados, precisa ser enaltecido, tendo em vista que precisa acontecer o desprendimento destes entes, para fornecer estrutura mínima local, oferecendo o transporte ida e volta dos seus representantes, a estes, renderemos as homenagens iniciais pois reconhecemos que sem os quais, dificilmente alcançaremos os objetivos almejados.
A regra é distribuir 50 programas / manifestações/ performances distintas, selecionadas entre o maior número de município possível, de acordo com a manifestação inicial destes, priorizando aqueles grupos que tenham origem nas comunidades e que descendam de tradições as quais precisamos divulgar e preservar, sem esquecermos no entanto as novas formas de manifestações da juventude em evolução, abrindo espaço especial para a Inteligência Artificial, com enfoque a abordagem esclarecedoras sobre os desafios desta nova era.
INFRAESTRUTURA
Alojamento/ Praça de Alimentação Lanchonetes/Restaurantes
Com previsão de alojarmos cerca de 500 (quinhentas pessoas) durante os dias do evento, para atender à demanda de hospedagem e de alimentação, serão instaladas estruturas de restaurantes e lanchonetes com capacidade para fornecimento de kits lanches. O critério para cessão destes espaços será por licitação, na modalidade da melhor proposta, ou em caso de ausência de proposta dentro do orçamento do projeto, a organização do festival se encarregará da estrutura, levando em conta o aparato já existente e cedido pelo Município de Dias D’ávila, reconhecido nesta primeira edição como município sede o evento.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O abastecimento de água potável será efetivado através de caminhões pipas que armazenarão cerca de 100 mil litros diários de água para consumo humano. Outras possibilidades poderão ser levantadas, tais como cooperação da Embasa. A água será destinada a alimentação dos sanitários e para ser servida em bebedouros apropriados.
SANITÁRIOS MASCULINO/FEMININO
Serão utilizados além dos sanitários já existentes no Estádio, e nas escolas, 10 sanitários químicos divididos para ambos os sexos.
Atendimento Médico
A adoção de medidas emergenciais na saúde são fatores primordiais quando se lida com grandes números de público. Com esta máxima e conhecimento, o projeto contempla a utilização de uma Viatura UTI fornecida pelo Município ou por algum Hospital Parceiro, além de uma Ambulância de SAMUR192. Na equipe que ficará de plantão deverão ser escalados, médicos e enfermeiros com treinamento e U&E.
Brigada de Combate a Incêndios
A Brigada de Combate a Incêndios será instalada aproveitando-se a estrutura já existente no estádio e nas escolas e deverá ser composta de brigadistas treinados em combate a incêndios, obedecendo as normas da ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas. Serão enviados Ofícios as Brigadas de Incêndio do Polo Petroquímico e ao Corpo de Bombeiros, com os quais pretende-se firmar parcerias.
Do Aparato Policial / Segurança
Serão encaminhados Ofícios aos órgãos da Policia Militar, Policia Civil e ao Conselho Tutelar do Município, bem como serão contratados 10 seguranças particulares que responderão pela segurança do estádio alojamento e das escolas utilizadas durante o evento.
Recursos Humanos
O projeto destaca a utilização de mão de obra especializada dentro do seguinte quadro:
- Diretoria Geral
- Diretoria Executiva
Grupo de Logística e Mídia
- 1 Designer Gráfico /Técnico
- 1 Técnico em WEB Designer
- 1 Técnico Jornalista
- 5 Auxiliar de Estruturas (Contra regras)
- 1 Produtor Cultural
Grupo Ambiental
- 1 Técnico em Meio Ambiente
- 1 Auxiliar Técnico
Grupo de Alimentação
- 1 Nutricionista
- 1 Chefe de Cozinha
- 2 Auxiliares
Mobilização
- 2 Veículos leves fechado
- 2 Veículos utilitários 2/4
- 2 Ônibus – Climatizado
Local/Localização
O evento acontecerá nas praças e espaços alternativos do Município de Dias D’ávila, região metropolitana de Salvador Bahia, entre os dias 22 e 29 de junho de 2025, com possibilidade de levarmos pelo menos duas intervenções para a Capital do Estado (Salvador) no Parque de Exposição do Estado e no Centro Histórico do Município de Salvador.
Alojamentos
Será utilizada e adaptada a estrutura do Estádio Municipal, (Cajadão), para alojamento e alimentação dos artistas durante o evento, podendo se utilizado ainda uma ou mais escolas do município para tal finalidade, desde que sejam firmados os respectivos termos, entre as partes, neste caso, entre a organização do evento e o município.
Agenda
As agendas ocorrerão diariamente no período da tarde e noite, em espaços previamente designados e equipado de estrutura mínima de carro de som, com apresentações de diversas performances dos diversos grupos e seguimentos a começar com a abertura no dia 22, na Câmara de Vereadores, de onde sairá, logo após a seção, o primeiro cortejo performático saindo da praça dos três poderes em direção ao estádio Municipal (alojamento), com para performática na praça ACM.
OBS: nos domingos e feriados dentro da grande e durante o evento teremos arrastões pela manhã e no último dia do evento, acontecerá uma ALVORADA CULTURA, saindo do estádio até o a Praça do Imbassaí.
Ingressos
Não haverá cobrança de ingressos, sendo toda a programação apresentada de forma livre e gratuita, no entanto, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, de forma voluntária nos locais de apresentação e no próprio alojamento, sem condicionar o acesso aos eventos,
Acessibilidade
De acordo com um termo de ajuste de conduta firmado alguns anos atrás, embora não haja impedimento da ABNT de comercializar tais normas, elas se tornaram algo de interesse público, devendo assim estar disponíveis de forma gratuita e irrestrita a qualquer interessado.
DO RESUMO
O projeto do FESTIVAL LIVRE DE ARTE DE RUA (FLAR) é uma iniciativa que nasce das experiências vividas pelos idealizadores na busca da pluralização da arte em todos os seus tentáculos. O processo de vivência intensa, através dos anos, e dos resultados colocados a mostra pelo nosso “mercado cultural”. Entende os organizadores, que de nada adianta acendermos pequenos valores em forma de estrelas se esquecemos o universo a desbravar-se nos nossos redutos esquecidos e soterrados pelas poucas estrelas ausentes. A arte pura e livre, precisa pulsar do povo para povo, para que tenhamos inclusive, perspectivas de consumo consciente das nossas produções culturais, sem o rótulo da elitização das plateias. A proposta não se opõe ao novo, mais tem a preocupação inequívoca com o velho e tradicional manejo das manifestações de raiz e de vanguarda, as quais, infelizmente vêm sendo sucumbidas pelos holofotes de um mercado que ainda oprime e que exclui, deliberadamente, verdadeiros fazedores de cultura e distribuidores inesgotáveis de saberes. Sem estes valores e sem esta preocupação, estaremos todos, diante de uma perspectiva real de abominação da nossa história e das nossas fontes de riquezas e saberes culturais.
Tornar o Município de Dias D’ávila, um expoente desta ideia, já que foi berço de diversas iniciativas neste sentido, é o mais importante da proposta, pois, entendemos que a aproximação com a capital e com a região metropolitana, a grande consumidora de arte do estado, estejamos criando bases sólidas para a efetivação da ideia a disseminar-se por todo estado, refletindo nos holofotes do pais q’ssar, do mundo, já que o evento terá a cobertura de veículos de acesso mundial.
O projeto se propõe no próximo ano, 2026, envolver manifestações do norte e nordeste e a partir de 2027 envolvermos atrações de estilo de todo o País, preparando-se para que para em 2028, possa o evento tornar-se de participação Internacional, envolvendo como palco toda a Região metropolitana do salvador.
Diretores e Técnicos
KILDERY ROBERTO DOS SANTOS SILVA
NOEDSON ALVES DOS SANTOS
ERICK DA SILVA CERQUEIRA
JOSEILTON FERREIRA COSTA
ISA SANTOS ALMEIDA
JOSÉ BENICIO DOS SANTOS
WILSON OLIVEIRA BIZERRA
SUPERVISÃO / TECNICO JURÍDICO
ANA MAURA DE JESUS BEZERRA – Advogada
PAULO SERGIO DIAS NUNES – Advogado
WILSON OLIVEIRA BIZERRA – Diretor /Produtor
E-mail: adv7175@hotmail.com /bizerraproteus@gmail.com
Telefones: (71) 992133384 / 984210203
Site Oficial: caeba.org.br/Flar