CAMINHOS SANTOS DA CIDADE DAS ÁGUAS

Uma prévia da montagem teatral (Paixão de Cristo Cidade das Águas)

Proposta:

Promover na semana natalina (quarta a domingo), uma caminhada temática e ecumênica interativa rumo a Cidade Santa, com participação de grupos de atuação que viverá no trajeto as estações Bíblicas da Via Crúcis. Serão 15 Cenas Distintas vividas no trajeto e na Praça Raul Seixas onde ocorrerá os três últimos atos, Crucificação, Morte e Ressurreição.

Via Crúcis (do latim Via Crucis, “caminho da cruz”) é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via Sacra, como também é chamado, consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI . O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Esta reflexão é baseada em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:

Estação 1
Jesus é condenado à morte

Estação 2
Jesus carrega a cruz às costas

Estação 3
Jesus cai pela primeira vez

Estação 4
Jesus encontra a sua Mãe

Estação 5
Simão Cirineu ajuda a Jesus

Estação 6
Verônica limpa o rosto de Jesus

Estação 7
Jesus cai pela segunda vez

Estação 8
Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

Estação 9
Terceira queda de Jesus

Estação 10
Jesus é despojado de suas vestes

Estação 11
Jesus é pregado na cruz

Estação 12
Jesus morre na cruz

Estação 13
Jesus morto nos braços de sua Mãe

Estação 14
Jesus é enterrado – sepulcro

Estação 15
Ressurreição

A ideia é promover uma mostra do que se pretende empreender com a aprovação do projeto da Paixão de Cristo na Cidade das Águas, com a encenação do espetáculo (Paixão de Cristo), já na Semana posterior a sua aprovação junto as leis de incentivos culturais. O projeto será apresentado e enquadrado nas leis de Incentivos Culturais do Estado e do Ministério da Cultura, além de buscar fontes alternativas de financiamento junto a iniciativa privada, organizações não governamentais e religiosas, já que se pretende montar um espetáculo sem tendências religiosas, porém com foco único no Senhor Jesus Cristo.

  • ELENCO TEATRAL: Voluntário da Rede de Ensino Municipal / Igrejas /Grupos de Arte, etc;
  • Corpo Técnico Diretor: Diretores e Produtores da produção já encenada em Camaçari;
  • Estruturas de som: Local, no entorno do cenário em forma oval, área livre;
  • Estrutura de Som: Móvel, para o cortejo pelos caminhos da cidade santa;
  • Estruturas de Iluminação Cênica: No entorno das encenações;
  • Figurinos e Adereços: Figurinos e Adereços dos principais personagens da época;
  • Estrutura Alimentar: Elenco e Corpo Técnico – 150 pessoas;
  • Estruturas de Transporte: Elenco e Corpo Técnico – 150 pessoas;
  • Estruturas de Camarins: Elenco de Arte Atuadores (nas encenações);