CINDERELA 2022
Espetáculo de Dança

Prefeitura Municipal de Dias D’ávila
Secretaria de Educação / Escola DiasDança

A história do ser humano se confundo com a criação e a imaginação deste mesmo ser “humano”. A essência do ser “humano”, se transcende no próprio tempo, e, pelo tempo se perpetua, pelos pergaminhos ancestrais, e, pelos translúcidos caminhos desenhados em linhas tecnológicas inimagináveis no passado, e degustada em, e, com deleite, pelo mundo atual. O mundo, o homem, os seres humanos, jamais seriam os mesmos, sem a arte de encantar, de imaginar, e, de construir enredos, dos mais complexos, aos mais simples, em forma de poesia, folguedos, contos, literaturas, peças, que se transformam em verdadeiras obras primas, atemporal.
É assim com Cinderela, ou com a Gata Borralheira, que se confunde num mesmo universo mental, imaginado e vivido pelo homem, na sua forma antiga. São criações imaginárias do ponto de vista humano, que inundam (REPITASE), o imaginário das pessoas. O Nego D’água, a Mãe D’água, o Boto, são alguns dos exemplos tupiniquins, onde a magia se desprende de forma apoteótica e aguça a imaginação dos mais variados níveis de pessoas, seja de que idade for.
Fato é, que não podemos pensar no homem e nem nas civilizações, sem incluirmos a arte, desde os povos mais antigos, como os da Velha China e do Velho Continente, quando grande parte do planeta terra, bom que se diga, ainda era desconhecido, da grande maioria, com enormes e acentuadas diferenças dos dias atuais, onde, através da sétima arte, que nunca se deixou superar, mesmo diante de tantos concorrentes, os irmãos Lumiere, que o diga, se possibilitou estas viagens através do tempo e do conhecimento.
Estancamos finalmente em mares navegáveis e palpáveis, num continente, incontinente e inconstante, América do Sul, numa cidadezinha entranhada dentre outras, na Região Metropolitana do Salvador, uma escola de dança, que já é referência para grande parte da juventude diasdavilense, e que nos últimos três anos, produziu três grandes espetáculos, onde o maior de todos sem dúvida, foi apresentado este ano de 2022, nos dias 15 e 16 de dezembro.
Da Magia do Sonhar em 2019, passando por Os Saltimbancos, em 2020 /2021, em meio a Pandemia, muita coisa aconteceu no meio e no seio das famílias de Dias D’ávila, com o merecido apoio da Secretaria de Educação que resolveu apadrinhar a escola, alicerçando os caminhos e os objetivos.
A estrutura disponibilizada pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, por exemplo, foi algo primoroso e além, muito além das perspectivas dos que fazem e vivem a cena cultural no município surpreendendo a todos.

 

Cinderela, em forma de espetáculo de dança, não é só uma obra prima atemporal, pela essência como disse, e pela importância da sua utilidade pública, imaginada na China Antiga e atualizada aos padrões Europeus de início, e distribuída mundo a fora, para se tornar um bem de toda humanidade.
O apoio irrestrito a escola da Secretaria de Educação e do próprio gestor maior do município, o prefeito, fez com que Cinderela, ultrapassasse em muito os limites imaginados pelo corpo docente da escola, pelos alunos e sobretudo pelos pais dos alunos que se sentiram verdadeiramente atendidos em seus anseios mais profundos.
No que tange a montagem da Cinderela pela Escola de Dança de Dias D’ávila, me chamou a atenção, aliás chamou a atenção de todos, especialmente e notadamente, a fotografia do espetáculo, onde nas suas peças de reclames, por exemplo, predomina a nossa miscigenação, a mistura de todas as cores formando uma cor única.
O elenco de Cinderela, os personagens de Cinderela, a nossa Cinderela, conforta sem dúvida, com Bálsamo Divino, os milhares de corações, dos pais e mães das famílias dos alunos, centenas deles, que passaram a ver a arte, como a repetição da própria vida.
Viver isto de perto, diante de uma platéia embevecida e carente de arte, foi o ápice da minha empreitada nestes dois dias de intenso trabalho para todos que fizeram parte do elenco de Cinderela 2022, desde o mais humilde serviçal da escola, aos professores diretores e o padrinho maior da escola, Mazinho.
O professor Mazinho como é carinhosamente chamado, foi o grande diferencial deste grande espetáculo e pela evolução quantitativa e qualitativa da escola, com aporte digno em todos os sentidos.
Também é digno de observação o apoio do gestor maior do Município, o Prefeito Alberto Castro, que esteve na apresentação da noite nos dois dias, no meio da platéia, assistindo o espetáculo do início ao fim, se emocionando com as performances das crianças, jovens e adultos que somavam mais de 380 pessoas entre cinco e 65 anos de idade.
Foi assim, por isto e com isto, que resolvi escrever uma poesia para cada apresentação de Cinderela, que ao final será apenas uma obra poética unificada e em rima de cordel, para homenagear aos artistas, professores e a coordenação da escola de dança, também, com muita honra, agradecer como cidadão Diasdavilense, o professor Mazinho, Secretário de Educação, e o Prefeito Alberto Castro, pela coragem de apostar num trabalho magnífico e digno de todos nós. Não me canso de dizer:
Cultura é preciso!

Primeira Apresentação Cinderela: https://caeba.org.br/a-homegem-ao-espetaculo-cinderela/
Segunda Apresentação Cinderela: https://caeba.org.br/segunda-apresentacao/

Terceira Apresentação Cinderela: https://caeba.org.br/terceira-apresentacao-cinderela/

Apresentação 4 Cinderela – Final: https://caeba.org.br/apresentacao-4-cinderela-final/