Um espaço adequadamente montado para práticas culturais num município em reestruturação; um povo extremamente carente de saberes, e a TENDA, a espera de um projeto que a mobilize, que a revitalize e a transforme de fato e de direito, no Objeto paro o qual foi criada. Promover Arte Plural.
Um investimento alto de dinheiro público que precisa ser reestruturado e dotado tecnicamente para servir ao povo de Dias D’Ávila, sobretudo, a juventude.
TENDA DA CULTURA / COMPLEXO DE ARTE PLURAL, como diz o título, trata-se de um espaço plural, para manifestações diversas, livres, espontâneas, irrestritamente a disposição do povo, do jovem, das empresas e dos poderes públicos constituídos.
A Tenda da Cultura, precisa apenas, ser dotada para praticas culturais distintas, na promoção de oficinas de artes e de saberes e todo tipo de práticas saldáveis voltadas ao resgate dos valores históricos e culturais, promoção de atividades plurais que atraiam à juventude, os criadores e fazedores de arte.
Quando ativada, serão disponibilizados na TENDA DA CULTURA, diversos cursos de arte, com montagem de espetáculos ao final do período de cada curso, que terão a duração mínima de 06 (seis) meses, abrangendo todas as escolas públicas e as comunidades de maneira geral.
O contra turno das escolas públicas, precisam de preenchimentos lógicos, abrangentes e condizentes com as nossas reais necessidades, aliando-se as enormes possibilidades de transformação de uma geração disposta e exposta a toda sorte de atrativos, todos, eivados de duvidas quanto a sua aplicabilidade em comunidade.
O sonho da integralidade das nossas escolas começa, com a tenda, lugar onde serão fomentados e incubados o embrionário das sementes humanitárias capazes de florescer E FRUTIFICAR neste nosso tempo, tempo de incertezas e de infertilidades sensoriais.
Na tenda serão desenvolvidos diversos cursos, dentre eles:
DANÇA CONTEMPOR NEA/ MODERNA / SALÃO
DANÇA DE RUA (STREET DANCE / RIP HOP…)
DANÇA AFRO
TEATRO – CLOWN/ RUA/ TRADICIONAL
PERCUSSÃO E INSTRUMENTOS OUTROS…
CINEMA E VÍDEO
A proposta é montar em cada categoria de oficina, 01 espetáculo a cada 180 dias. Estes espetáculos ficarão à disposição da própria tenda, para alimentar sua programação de espetáculos, nas escolas públicas, e, serão parte integrante da programação do INVASÃO CULTURAL, e do TAE – TEATRO AÇÃO EDUCAR, que terão lugar de segunda sexta, nas escolas públicas e nos domingos, nas comunidades da grande Dias D’ávila.
O projeto será preferencialmente direcionado as escolas públicas e as comunidades, de maneira gratuita, mediante inscrição prévia em cada categoria de curso (oficinas), sendo ao final de cada período, montado um espetáculo com os alunos inclusos, para alimentarem a programação, tanto da tenda, quanto nos programas de inclusão pela arte nas escolas públicas e nos demais projetos que envolva intervenções artísticas.
A duração inicial prevista do projeto, é de 02 (dois) anos, a começar pela decisão da Secretaria de Educação em dotar a tenda e a posteriori, quando da aprovação do projeto em programas e leis de incentivos culturais, público/privado, desde a captação dos recursos, que deverá advir da iniciativa privada, de emendas parlamentares, de editais sociais e culturais, cabendo ao Município, desde já, à estruturação plena dos espaços e o ajuste da agenda de eventos do município às atividades que serão desenvolvidas na tenda e para a tenda.