O Primeiro Festival em sua categoria do Brasil, estará de volta em 2024, com a mesma grandeza de sempre e com envolvimento da Dança, nos mesmos moldes do ser o artista o próprio espetáculo. Nas 11 realizações anteriores, o festival de monólogos, foi realizado exclusivamente em Camaçari, onde inúmeros talentos e espetáculos foram exibidos e discutidos por uma platéia incrivelmente seleta e avida por conhecimentos novos.
Em 2024, com a inauguração de um Tetro nas dependências da escola de tempo integral do estado, estaremos utilizando aquele equipamento por uma semana, onde serão apresentados diariamente pelo menos um espetáculo Sólo, de dança e teatro. O festival pretende distribuir premiações de acordo com o regulamente amplamente divulgado pelas redes sociais, que estará disponível em breve…

O Festival Nacional de Monólogos de Camaçari, 10 anos, organizado pela Fundação Cultura Ca&Ba, será realizado de 20 a 30 de maio de 2006 no Teatro Magalhães Neto e Centro de Cultura Casa do Sol com mostras competitivas de Teatro “Monólogos” e Dança “Solo”.

O Festival é aberto à participação de espetáculos de teatro e dança de todo o Brasil, os quais serão selecionados por uma Comissão de Pré-seleção indicada pela Organização do Festival.

1.1 – Poderão participar do Festival Nacional de Monólogos de Camaçari, espetáculos de teatro e dança de todo o Brasil;

1.2 – Para efeito deste regulamento, são considerados monólogos espetáculos cênicos com apenas um (01) intérprete em cena; não sendo permitida a presença de outra pessoa no palco.

1.3 – Os espetáculos inscritos poderão ser inéditos ou não;

1.4 – As inscrições serão realizadas de 01 de janeiro a 15 de abril de 2006, inclusive, valendo o documento de expedição até esta data como comprovante de inscrição;

1.5 – A Comissão Organizadora a que se refere este Regulamento será composta por Diretores Teatrais de Camaçari, representantes da Coordenação de Cultura do Município de Camaçari e de representantes do Instituto Sol, designados pela da Fundação Cultural Ca&Ba;

1.6 – A Comissão de Organização do Festival não se responsabiliza por perdas e danos do material enviado, anterior à sua efetiva recepção pela mesma.
Parágrafo único – o material enviado para a inscrição no Festival Nacional de Monólogos de Camaçari ano 11, não será devolvido em nenhuma circunstância, passando a integrar o acervo da Fundação Cultural Ca&Ba.

2.1 – Entre os inscritos serão selecionados pela Comissão de Pré-seleção um máximo de doze (20) espetáculos que participarão da mostra competitiva do Festival, sendo doze (12) de teatro e oito (8) de dança;

2.2 – Participarão da Comissão de Pré-seleção e do Júri de Premiação pessoas com reconhecido conhecimento na área das Artes Cênicas (teatro e dança), convidados pela Organização do Festival;

2.3- As decisões da Comissão de Pré-seleção e do Júri de Premiação são irrecorríveis;

2.4 – A divulgação dos espetáculos selecionados será feita no dia 28 de abril de 2006;

2.5 – O júri terá autonomia para julgar, inclusive, o não cumprimento das normas do regulamento;

2.6 – A Comissão de Organização do Festival poderá desclassificar o espetáculo que atrasar o início da apresentação em mais de dez (20) minutos;

3.1 – Os espetáculos concorrerão a troféus nas seguintes categorias:
– “1º Melhor Espetáculo de teatro” – “2º Melhor Espetáculo de teatro” – “3º Melhor Espetáculo de teatro”
– “Melhor Espetáculo de dança”
– “Melhor Direção teatro”
– “Melhor Coreografia”
– “Melhor Intérprete – teatro”
– “Melhor Intérprete – dança”
– “Melhor Figurino”
– “Melhor Iluminação”
– “Melhor Cenário”
– “Melhor Espetáculo no Júri Popular”

3.2 – Os espetáculos vencedores nas categorias receberão troféus que serão entregues na cerimônia de encerramento ao responsável pelo espetáculo que deverá estar presente.

3.3 – Premiar-se-á em espécie as seguintes categorias:
1º, 2º 3º Melhor espetáculo “Monólogos”
1º Melhor espetáculo de Dança (solo)
As demais categorias serão premiadas com troféus…

3.4 – O grupo selecionado que cancelar a sua participação no Festival estará automaticamente impedido de concorrer nas duas edições subsequentes do mesmo;

3.5 – A Comissão de Organização poderá, a qualquer tempo, solicitar informações complementares aos grupos participantes e fixar prazo para o fornecimento das mesmas;

3.6 – Os espetáculos de teatro deverão ter um mínimo de 40 (quarenta) minutos e um máximo de 70 (setenta) minutos de duração;

3.7 – Os espetáculos de dança deverão ter um mínimo de 5 (cinco) minutos e um máximo de 15 ( quinze) minutos;

3.8 – Os anexos “Informações Complementares” e “Observações” são parte integrante do presente regulamento;

3.9 – Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Organização do Festival;

4.1 – Juntamente com o pedido de inscrição os grupos deverão enviar:
– Recortes de jornal sobre o espetáculo e suas montagens (se houver);
– Fita de videocassete (em formato VHS e sistema NTSC ou PAL-M) com a gravação fiel do espetáculo que será apresentado, tanto com relação ao elenco quanto com relação à encenação, completo e corrido, sem qualquer edição (caso o espetáculo não tenha ainda estreado, o grupo deverá enviar uma gravação de um ensaio geral, também completo e corrido, sem qualquer edição);
– Fotografias e sinopse do espetáculo inscrito;
– Currículo do intérprete e de todos os integrantes da equipe técnica;
– Ficha técnica completa do espetáculo;
– Mapa de luz do espetáculo;
– Relação de elementos cênicos;
– Relação contendo os nomes dos participantes, informando sexo, endereço, número da carteira da identidade, CPF, autorização dos pais em caso de menor de idade. Os dados deverão ser corretos para preenchimento do certificado (não usar nome artístico);
– O não envio dos itens acima poderá incorrer na não aceitação da inscrição do espetáculo;

5.1 – Os espetáculos classificados deverão apresentar-se à Comissão Organizadora no mínimo 24 horas antes do horário previsto para a apresentação de seu espetáculo;

5.2 – Caberá ao participante o material cênico e técnico necessário ao seu espetáculo, com exceção da estrutura técnica de base (iluminação e sonorização), a qual será fornecida pela Organização do Festival, dentro dos limites da sala de espetáculos;

5.3 – É de responsabilidade da Comissão Organizadora do Festival, sem ônus aos grupos concorrentes, o local das apresentações com iluminação e sonorização;

5.4 – Caberá à Organização do Festival a hospedagem e alimentação para até três (03) integrantes dos grupos participantes, durante o período do Festival. Dentre esses 03 componentes, o grupo selecionado deverá trazer obrigatoriamente o técnico responsável pela iluminação do espetáculo;
Em todas as atividades do Festival deverá estar presente um representante de cada um dos grupos inclusive na cerimônia de encerramento;

5.5 – A Comissão Organizadora não se responsabiliza por despesas de hospedagem e alimentação antes ou após o Festival, ficando estabelecido o período de 22 a 28 de maio de 2006 (inicialmente);

5.6 – Caberá ao grupo selecionado providenciar o seu transporte, bem como o dos cenários e objetos de cena até o município de Camaçari e deste ao seu local de origem;

5.7 – Os ensaios das apresentações competitivas ocorrerão no Teatro Magalhães Neto no dia da apresentação.

5.8 – A ordem do ensaio de palco e apresentação será elaborada pela Coordenação do Festival;

5.9 – O participante que não ensaiar no horário estipulado perderá a vez;

5.10 – Para os espetáculos de teatro o tempo de ensaio será de duas horas e para os espetáculos de dança o tempo será de uma hora, incluindo os esclarecimentos técnicos;

5.11 – Durante as apresentações não serão permitidos:
– Qualquer animal vivo;
– Água e fogo (permitido velas ou tochas com proteção), ou objetos que possam prejudicar ou danificar o palco ou atingir a platéia;
– Uso de materiais que possam sujar o palco (óleo, areia, barro);

5.12 – Os bailarinos deverão trazer dois CDs ou MDs para cada música a ser executada (sendo uma para ensaio e outra para a apresentação). Cada CD ou MD deverá conter somente a música (trilha) a ser executada. A reprodução deverá ser sem interferências de aplausos ou cortes abruptos. Os CDs ou MDs deverão ser etiquetados (inclusive a caixa) e entregues ao responsável pelos ensaios de palco. A Organização do Festival não aceitará gravações com defeito ou baixa qualidade de produção. Não será aceita gravação em fita cassete.

5.13 – No ato da inscrição é obrigatória a apresentação da cópia do comprovante de liberação do SBAT ou documento do Autor Autorizando.

5.14 – Cada participante deverá chegar impreterivelmente uma hora antes do horário de sua apresentação;

5.15 – A base de iluminação e a afinação da caixa cênica serão as mesmas para todos os espetáculos;

6.1 – Palco (boca de cena = 8,00 m; fundo = 6m; urdimento = 6m); 03varas; sistema de luz trifásico – 110,220v;

– 09 PC;
– 4 PAR 64 F.5;
– 04 Set-Light;
– 01 Mesa de 12 canais
– 2 Canais de Racks
– – Técnicos para montagem do Sistema.

8.1 – Inscrições 01 de janeiro a 15 de abril de 2006

8.2 – Divulgação dos Selecionados 28 de abril de 2006

8.3 – Mostra competitiva do Festival – 20 a 28 de maio de 2006

8.4 – Entrega de Prêmios e Encerramento – 28 de maio de 2006