O Mundo moderno, a evolução tecnológica, a própria descoberta de que o homem terá que buscar nas suas raízes mais profundas. O autoconhecimento para se autoconhecer e se desenvolver em coletividade, sem degradar a própria natureza e ao mesmo tempo, gerando formas de sobrevivência dos humanos. Tem sido e vem sendo o tema mais atual em qualquer sociedade, por menos desorganizada que seja ou pareça ser. A explosão demográfica nas grandes metrópoles nos chama à responsabilidade para juntos empreendermos e criarmos formas plausíveis de absorção de saberes pelas comunidades, nas várias regiões dos nossos estados e na própria região metropolitana do Salvador.

O Expresso da Cultura, será um grande complexo de produção de arte, ao alcance de comunidades distantes dos grandes centros, e de manifestações de entretenimento, que levara nos seus trajetos semanais atrações teatrais, circenses, musicais e de multimídia, com exibição de filmes e temas educativos.

Compõe-se de um grande palco itinerante, formado por artistas de Camaçari e Dias D’Ávila, em sua maioria, assessorados por um corpo técnico composto por diretores e produtores que buscarão a cada investida do expresso, adotar e englobar novos segmentos sociais ao programa do Expresso. Assim, cada região poderá estar envolvida com o projeto, desde que se enquadrem nas normas de qualidade exigidas pelo expresso.

Para iniciar o programa do expresso cultural, adotaremos medidas suplementares para incorporar à força criativa dos grupos Ca&Ba, Dias Dança, Let’s Dance, Bando de Teatro Resistência, Usina de Teatro, Trupe Vida de Teatro, por serem estes grupos, organismos já organizados, que possuem trabalhos montados nos segmentos de Dança Teatro e Circo.
Desta forma daremos atividades aos principais promotores desta arte alternativa que hoje é predominantemente notada e óssea, face justamente aos canais de exibições, espaços e condições de promoções.

O Expresso Cultural será dotado de equipamentos fundamentais técnicos para bem e melhor servir as comunidades sem a necessidade de outras estruturas adicionais, assim, teremos à disposição e instalado no próprio Veículo do Expresso Cultural, equipamentos de som e iluminação e de exibição de filmes e de multimídia.

Uma equipe, previamente estabelecida visitará o local sugerido para as incursões semanais, sempre com o aval do patrocinador oficial, a fim de se providenciar os trâmites legal e normal, para divulgação do expresso, com antecedência mínima de uma semana para que se possa inclusive abordar os temas condizentes com a realidade da comunidade local.

Os espetáculos que comporão o Expresso Cultural trarão como tema as deficiências e problemas que mais afligem as comunidades, tornando o expresso a cima de tudo, um divulgador de campanhas de interesse comunitário e público, além, óbvio de promover o melhor do entretenimento.

As comunidades agraciadas pelo roteiro do expresso, poderão exibir durante a programação, espetáculos elaborados e constituídos pela própria comunidade a fim de que esses possam debater e se melhorar as técnicas e as formas de montagem de um espetáculo cultural. Além disto, o expresso proporcionará as pessoas das comunidades a possibilidade de geração de renda através da oferta de produtos e serviços, consumeristas e expositivos, dispostos ao público no entorno das atividades do Expresso Cultural.

Será um dia inteiro repleto de atrações, culminando com a exibição de um filme.

Equipamentos Técnicos

• Ônibus Reformado (Veículo dotado e equipado para o projeto)
• Equipamento de Som (Caixas acústicas, amplificadores, microfones e mesa)
• Equipamento de Iluminação (Refletores, torres, cabos, soquetes e mesa)
• Adaptações de palco (Tablados, Cortinados, Coxias, suporte)
• Equipamento de Mídia (Vídeo projetor, computador, telão, equalizadores)
• Cachê artístico mensal (Dança, Teatro, Circense, Ca&Ba, Trupe Vida, DiasDança, Let’s Dance dentre outros convidados)
• Manutenção (Combustível, estadia, direção etc.)

PROJETO SENDO FORMATADO PARA ENQUADRAMENTO NAS LEIS DE INCENTIVOS DO ESTADO, DA UNIÃO E NOS EDITAIS PRIVADOS.